Conheces a Origem do Black Panther

huey-newton-pantera.jpg

Partido dos Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP), originalmente denominado Partido Pantera Negra para Auto-defesa (em inglês, Black Panther Party for Self-Defense) foi uma organização urbana socialista revolucionária fundada por Bobby Seale e Huey Newton em outubro de 1966.O partido atuou nos Estados Unidos de 1966 a 1982, com filiais internacionais que operaram no Reino Unido no início da década de 1970 e na Argélia de 1969 a 1972.

Na sua criação, em 15 de outubro de 1966, a prática principal do Partido das Panteras Negras foi a patrulha de cidadãos armados para monitorar o comportamento dos oficiais do Departamento de Polícia de Oakland e desafiar a brutalidade policial em Oakland, Califórnia. Em 1969, os programas sociais da comunidade se tornaram uma atividade central dos membros do partido. O Partido dos Panteras Negras instituiu uma variedade de programas sociais comunitários, mais amplamente os Programas de Café da manhã grátis para crianças e clínicas de saúde da comunidade para abordar questões como a injustiça alimentar. O partido matriculou o maior número de membros e teve o maior impacto em Oakland-San Francisco, Nova YorkChicagoLos AngelesSeattle e Filadélfia.

O diretor do FBIJ. Edgar Hoover, chamou o partido de “a maior ameaça à segurança interna do país” e ele supervisionou um extenso programa de contra-espionagem (COINTELPRO) de vigilânciainfiltraçãoperjúrio, assédio policial e muitas outras táticas projetadas para minar a liderança dos Panteras, incriminar membros, desacreditar e criminalizar o partido, e drenar a organização de recursos e mão-de-obra. O programa também foi acusado de assassinar membros dos Panteras Negras.

Os membros do Partido das Panteras Negras estiveram envolvidos em muitos combates fatais com a polícia, incluindo Huey Newton, que supostamente matou o policial John Frey em 1967. Em 1968, Eldridge Cleaver liderou uma emboscada a policiais de Oakland, que feriu dois oficiais e matou o Pantera Bobby Hutton. O partido também esteve envolvido em muitos conflitos internos, incluindo os assassinatos de Alex Rackley e Betty Van Patter.

A opressão do governo contribuiu inicialmente para o crescimento do partido, já que os assassinatos e as prisões de Panteras aumentaram o apoio entre os afro-americanos e a ampla esquerda política, que valorizava os Panteras como uma poderosa força que se opunha à segregação racial e ao alistamento militar obrigatório. A adesão ao Partido das Panteras Negras alcançou um pico em 1970, com escritórios em 68 cidades e milhares de membros, e sofreu uma série de contrações. Depois de ser vilipendiado pela imprensa, o suporte público para o partido diminuiu, e o grupo ficou mais isolado. A luta entre a liderança do Partido, causada em grande parte pela operação COIVELPRO do FBI, levou a expulsões e defecções que dizimizaram a adesão. O apoio popular para o Partido declinou ainda mais, depois que os relatórios apareciam detalhando o envolvimento do grupo em atividades ilegais, como o tráfico de drogas e os esquemas de extorsão dirigidos contra os comerciantes de Oakland. Em 1972, a maioria das atividades dos Panteras centrou-se na sede nacional e em uma escola em Oakland, onde o partido continuou a influenciar a política local. Embora sob vigilância policial constante, a sede de Chicago permaneceu ativa e manteve seus programas comunitários até 1974. A sede de Seattle durou mais do que a maioria, com um programa de café da manhã e clínicas médicas que continuaram mesmo depois que a sede se dissolveu em 1977. As contracções das partes continuaram ao longo da década de 1970 , e em 1980, o Partido das Panteras Negras tinha apenas 27 membros.

A história do Partido dos Panteras Negras  é controversa. Os estudiosos caracterizaram o Partido das Panteras Negras como a organização de movimento negro mais influente do final da década de 1960 e “a ligação mais forte entre a luta doméstica de libertação negra e opositores globais do imperialismo americano”. Outros comentadores descreveram o Partido como mais criminoso do que político, caracterizado por “postura desafiante sobre a substância

Leave a comment

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: