fbpx
Advertisements

Presidente do Azerbaijão nomeia a sua mulher vice-presidente

Azerbaijão-750x430.jpg

O presidente azeri, Ilham Aliyey, promoveu uma reforma constitucional que permitiu a nomeação da mulher, Mehriban, como vice-presidente deste país rico em petróleo e gás natural.

De acordo com o Jornal e Negócios, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyey, nomeou a mulher, Mehriban Aliyev, como primeira vice-presidente do país. Segundo a Euronews, os cargos de vice-presidente e primeiro vice-presidente foram agora criados, na sequência de um referendo constitucional que permitiu esta reforma.

Ilham Aliyey ocupa a presidência do Azerbaijão desde 2003, ano em que sucedeu ao pai Gaydar, que ocupava o lugar desde a independência do país, em 1991. Mehriban Aliyev, de 52 anos, é médica de profissão, já ocupava um lugar como deputada e coloca-se assim na linha de sucessão do marido.

O Azerbaijão foi integrado na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1920 e passou a ser um país independente em 1991, na sequência da denominada perestroika. Este processo, iniciado em 1989, culminou com a independência das antigas das repúblicas soviéticas, entre as quais o Azerbaijão.

O petróleo e o gás natural são as duas maiores fontes de riqueza do país, o qual produz diariamente 1,4 milhões de barris. O petróleo e o gás natural representam 95% das exportações do Azerbaijão, tendo a economia sido penalizada como a queda do preço do crude.

O Azerbaijão tem 9,3 milhões de habitantes e faz fronteira com o Irão, a Geórgia, a Rússia, a Arménia e a Turquia.

Recentemente, a organização não governamental Human Rights acusou as autoridades azeris de usar a ameaça do extremismo religioso para perseguir os seus opositores políticos.

Advertisements

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: