De acordo com fontes junto dos jornais acima citado, desde meados do ano passado que o Jornal Nova Gazeta e Valor Económico enfrentam uma crise financeira sem precedentes. “Até hoje os grupo GEM não pagou o 13º mês e os salários de Janeiro e Fevereiro”.
Na Assembleia de trabalhadores realizada há algumas semanas, lembra a nossa fonte, o director-geral, Evaristo Mulaza, admitia dias difíceis para o grupo, que deixou de imprimir os jornais (físico), permanecendo ainda em formato digital, mas os custos administrativos podem nos próximos dias inviabilizar esta estratégia.
O Grupo, avança o nosso entrevistado, ainda assim, tem envidado esforços para colocar a Rádio Essencial no ar. Uma fonte indica que a direcção estará a ‘namorar’ a empresária Isabel dos Santos para apoiar os projectos e servirem de auto defesa contra o actual governo, face a crise.
“Alguns trabalhadores já começaram abandonar o barco, isto pode ser visto como brecha para a empresa, uma vez que assim podem se ver livres de pagar indemnizações”.
Recordar que o grupo GEM é detido por Zenu dos Santos e o seu sócio Jorge Gaudencio.
Nos últimos dias do “A Gazeta”, a impressão do jornal era feita em Angola, reduzindo de 100 mil exemplares para 3000, sem que os leitores e anunciantes fossem comunicados.