Pela primeira vez em cinco anos, o ISIS lançou o que diz ser uma nova mensagem de vídeo do seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi.
No vídeo, um homem que se diz ser Baghdadi parece estar vestindo uma roupa casual, sentado no chão com uma arma de assalto colocada ao lado dele. Ele diz que a “batalha por Baghouz acabou”, referindo-se à última cidade mantida pelo ISIS no leste da Síria.
Baghouz foi libertado do grupo terrorista no final de Março, marcando o colapso do chamado califado do grupo.
O vídeo foi publicado pela ala de mídia ISIS al-Furqan na segunda-feira. Caso seja autêntica, seria a primeira vez que Baghdadi é visto desde Julho de 2014, quando falou na Grande Mesquita de Mosul.
Desde então, o ISIS divulgou várias mensagens de áudio que afirma serem de Baghdadi – mais recentemente, uma em Agosto de 2018, onde o homem da gravação admitiu que os grupos ISIS estavam a perder, pois o ISIS perdeu o controlo sobre o território na Síria.
Em actualização…